Aeroporto Internacional de BH: o ano da experiência

Case vencedor do Prêmio Aberje 2020 | Regional na categoria Consumidor/Cliente


Medalha de case vencedor do Prêmio Aberje 2020 Regional

Ter milhares de pessoas correndo na pista de um aeroporto internacional parecia uma ideia absurda, de deixar de cabelo em pé qualquer controlador de tráfego aéreo ou especialista em aviação civil. Mas a Reciclo sabia que não era tão ilógico assim. Os resultados que seriam alcançados com essa ideia valeriam todo o esforço logístico, de segurança e de produção do evento.


Em uma madrugada de setembro de 2018, mais precisamente às 2h45, foi dada a largada para a primeira corrida noturna em um aeroporto internacional, organizada pela concessionária BH Airport, responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A competição proporcionou uma experiência única para atletas profissionais e amadores e deu início a uma série de eventos no calendário anual do aeroporto.


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte buscava transcender a condição de um lugar de partidas e chegadas, fortalecendo o relacionamento com seus públicos e expandindo seus produtos e serviços. Desde o início da concessão, a estratégia era ser reconhecido como um espaço multifacetado, com um abrangente mix de atrativos e oportunidades comerciais.


Mas como transformar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em um empreendimento que propicia muito mais do que viagens, com experiências inesquecíveis, além de promover o turismo, o lazer e o entretenimento?

Como fortalecer o vínculo entre clientes e comunidades vizinhas - ainda não habituados a aproveitar o espaço para além do transporte e com grande escassez de atrações culturais, esportivas e artísticas, pouco acessíveis e raras -, respectivamente? Essas perguntas guiaram o planejamento estratégico do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte baseado em uma nova concepção de relacionamento com seus públicos.


Para cumprir o desafio, a Reciclo e a equipe de comunicação e marketing da BH Airport desenvolveram uma estratégia que envolvia a utilização de ferramentas de comunicação pouco ortodoxas ou que fossem muito além da tradicional publicidade e propaganda. Foi desenvolvido um calendário de eventos que qualificou o aeroporto como um destino de consumo e experiências, com foco no esporte, na música e em experiências. A proposta consistia em estruturar uma agenda capaz de envolver passageiros, toda a comunidade aeroportuária, comunidades do entorno e, não menos importante, o público morador da capital Belo Horizonte e interior do estado, estreitando a relação dos mineiros com o aeroporto e gerando um fluxo maior de pessoas e rentabilidade ao negócio.


Videocase Prêmio Aberje

Ao longo de 12 meses, foram realizadas ações que atraíram milhares de pessoas para o espaço aeroportuário. Juntos, esses eventos garantiram um amplo destaque na mídia, engajamento digital e um novo olhar de diferentes públicos sobre a marca. São eles:


Lounge dos Times


A iniciativa, pioneira no país, reuniu os clubes América, Atlético Mineiro e Cruzeiro em um único espaço para expor camisas e peças históricas, além de curiosidades sobre o futebol mineiro. Em 2019, destacou-se a exposição que contava detalhes da história das agremiações mineiras. O lounge foi implantado no terminal de embarque, acessível a todas as pessoas que transitavam por lá, propiciando um local de descanso, de interatividade e uma experiência incrível para os torcedores mineiros e amantes de futebol.


Spotter Day

Ocasião única em que o aeroporto abre suas portas (e pistas) para fotógrafos apaixonados por aviões terem a chance de explorar áreas restritas e registrarem um universo rico em novos ângulos e perspectivas.


O primeiro The Voice Pocket

O aeroporto recebeu uma estrutura para um pocket show idêntico à atração televisiva. Duas apresentações de ex-participantes mineiros movimentaram o saguão de embarque e desembarque e surpreenderam os passageiros. Mylena Jardim, campeã da quinta temporada (2016), e a dupla sertaneja Danilo Reis e Rafael, vencedores da edição de 2014, soltaram a voz e arrancaram sorrisos, lágrimas e até passos de dança. A iniciativa, além de valorizar os talentos mineiros, aproximou os artistas do público, que pôde vivenciar a emoção do palco do programa em um ambiente diferenciado. No repertório, músicas internacionais e nacionais.



BH AIRPORT Cross Xperience


Os amantes da corrida de aventura e do ciclismo puderam se deliciar com uma competição original e inusitada. Foram criados três percursos tanto para a corrida de aventura (6 km, 11 km e 16 km) quanto para o pedal (16 km, 32 km e 48 km). Somando os dois públicos, o evento contou com 3.000 participantes. A estrutura contemplou área de alimentação, show do cantor Henrique Dias, cabine de massagem e espaço kids.


campeonato mineiro de Motocross


Depois de 20 anos, a Região Metropolitana de Belo Horizonte voltou a receber a terceira etapa do Campeonato Mineiro de Motocross, competição realizada nos dias 25 e 26 de maio de 2019. Cerca de 250 pilotos de todo o estado, com idades entre 5 e 55 anos, disputaram a melhor colocação nas 15 categorias da competição. O sucesso dessa edição garantiu a escolha do aeroporto para a realização das finais dos campeonatos Mineiro e Brasileiro de Motocross, qualificando o espaço para a realização de eventos esportivos de grande porte. As finais, realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, contaram com a participação de aproximadamente 400 pilotos.

Para receber os motociclistas e os amantes do esporte, uma praça de esportes foi instalada às margens da rodovia LMG-800, dentro do sítio aeroportuário, incluindo pista exclusiva, boxes, arquibancadas e camarotes para o público acompanhar as provas, além da área para food trucks e espaço kids. Parte do calendário esportivo de Minas Gerais, o Campeonato Mineiro de Motocross, realizado desde a década de 70, contou com a parceria entre a concessionária BH Airport, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e a Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG).


final dos campeonatos mineiro e brasileiro de motocross

O aeroporto recebeu a etapa final dos campeonatos Mineiro e Brasileiro de Motocross. Um marco expressivo no calendário de eventos da capital e região. A edição contou com uma ação de ambientação no aeroporto dias antes, com exposição de motos e conteúdos relacionados a esse universo. O evento teve a participação de 305 pilotos, com representantes de todos os estados brasileiros e mais de sete países. Os dois dias de evento reuniram um público de 6.000 pessoas apaixonadas pelo Motocross.


EXPOSIÇÃO MUSEU DA MOTO

Uma exposição de motos antigas também pousou no aeroporto durante as finais dos campeonatos Mineiro e Brasileiro de Motocross. A exposição contou com o apoio do Museu das Motos de Tiradentes, da By Motors e da Ello.



BH Airport Night Run


Uma corrida inédita mudou o cenário de operações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na madrugada do dia 25 de novembro de 2018, com a presença de 1.300 atletas amadores participantes. Parte da pista do aeroporto se transformou em dois circuitos (de 5,5 k e 10 k) para a realização da BH Airport Night Run.

Em 2019, a segunda edição da corrida noturna foi realizada em parceria com o Santander e a Track&Field, na madrugada do dia 15 de setembro, com a participação de aproximadamente 2.000 mil atletas, que “voaram” pela pista do aeroporto. Foi uma experiência incrível para os corredores, que puderam escolher entre circuitos de 5 k, 10 k ou 21 k.


Festival Luz e Música e Natal

Para as festividades de fim de ano, foi criado o conceito “Conectando Sentimentos”, que reforçava sensações de forte apelo desse período. A proposta embasou ações de ativação, como o Festival Luz e Música, trazendo apresentações de diversos corais locais. Ainda foram instalados dois espaços instagramáveis sobre sentimentos, estimulando postagens nas redes sociais.


resultados em números expressivos

O “ano da experiência” do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi a consolidação de uma nova forma da marca de se comunicar, proporcionando experiências reais e inusitadas. A vivência do espaço e a oferta de atrações especiais mobilizaram uma aproximação com os públicos preferenciais.


Foi evidenciada uma imagem que extrapola um simples lugar de passagem. O aeroporto se mostrou um ambiente rico e plural, e a música, o esporte e o entretenimento ganharam espaço. Um local onde a cultura pulsa, e os serviços são qualificados. Os ganhos no repertório de marca transcendem os números e são expressos pelos depoimentos dos participantes, pela repercussão grandiosa nas redes sociais e pela presença de destaque na pauta dos principais veículos jornalísticos.


O BH Airport Motocross rendeu 30 publicações na imprensa e 119 mil visualizações dos conteúdos nas redes sociais; os ingressos do Spotter Day esgotaram em 48 horas e contou com a participação de 200 fotógrafos; o The Voice Pocket Show impactou 2,8 milhões de pessoas em uma exibição exclusiva na Globo Minas e R$ 516 mil em mídia espontânea; o Cross Xperience gerou 13 publicações em sites e portais, e o conteúdo em vídeo, compartilhado nas redes sociais do aeroporto, alcançou 90 mil visualizações; uma reportagem especial sobre a BH Airport Night Run foi veiculada no “Programa Aeroporto: Área Restrita” na Discovery, e o evento virou pauta de 18 notícias em veículos de comunicação.

Ao todo, os eventos receberam 108 publicações espontâneas na imprensa on-line e impressa, total de R$ 1,8 milhão em mídia espontânea, alcance de 3,5 milhões de pessoas e 50.168 interações nas redes sociais.

Em pouco mais de um ano, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte redimensionou o seu repertório de marca. Incluiu ativos significativos, como a inovação, a promoção da cultura e o incentivo ao esporte. Conduziu, assim, um novo elo com os passageiros, os diversos públicos estratégicos e as comunidades do entorno na percepção de valor do empreendimento e da imagem de um local rico em experiências e feito para todo o mundo.



#prêmioaberje #bhairport #bhairpoirtnightrun #motocross #corrida #thevoicebrasil

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo