De acordo com os dados públicos divulgados e autorizados pela Usiminas, a empresa experimentou um período de recuperação iniciado no primeiro semestre de 2017 após enfrentar o momento mais desafiador de sua história. A crise econômica, iniciada em 2014, impactou fortemente as vendas. Como resultado, o Alto Forno 1 de Ipatinga e as áreas primárias de Cubatão foram desativados, resultando na demissão de muitos funcionários. Este panorama foi agravado por uma crise interna, decorrente do conflito entre as acionistas da empresa: Ternium, do grupo italiano Techint, e a Nippon Steel & Sumitomo Metal.
Os conflitos internos e os problemas financeiros geraram insegurança e incerteza, tanto entre os funcionários quanto para os clientes e a comunidade. A mídia focava nas notícias negativas, o clima interno era sombrio e a confiança precisava ser restaurada. A sobrevivência da empresa dependia da recuperação da confiança dos clientes, do engajamento dos colaboradores, do apoio da comunidade e da construção de uma imagem positiva perante a imprensa.
O caminho
Em 2016, com a posse do novo presidente da companhia e maior ênfase e novas diretrizes na comunicação, a Reciclo, em conjunto com a equipe de comunicação da Usiminas, elaborou um conjunto de ações de gerenciamento de crise e promoção de mudança de percepção da imagem da empresa – tanto para o público externo quanto para o interno. Apesar da instabilidade financeira e administrativa, o clima interno precisava ser restaurado por meio de mudanças progressivas, e a imagem institucional precisava ser renovada. A estratégia incluiu a revitalização da identidade visual da companhia, tornando-a mais leve, fluida e transparente; mídia para o trade e comunidades; a campanha “Nosso Aço é você”, voltada para o público interno; a campanha “Orgulho de Aço”, voltada para o público externo e também interno; e o lançamento do Twitter da Usiminas, voltado para o relacionamento prioritário com a imprensa e os clientes. Tudo isso resultou no lançamento do novo posicionamento de comunicação da maior produtora de aços da América Latina.
Nova identidade visual
Era necessária uma nova identidade visual para
apresentarmos o início de uma nova etapa: o que era antes já não é mais. Para o público interno, a mensagem tinha que ficar clara. Os novos traços e direcionamentos da identidade visual da Usiminas passaram a apontar para novas premissas: inovação, tecnologia de ponta e excelência. Com mais cor, curvas e movimentos, tornamos os layouts mais leves e fluidos. O uso da cor branca, que substituiu a cor preta como base da identidade visual, objetivou trazer mais leveza e modernidade aos layouts, em contraponto à imagem pesada da indústria, do produto aço e do negócio da siderurgia. O branco é condizente com os conceitos de inovação, tecnologia, energia limpa, sustentabilidade, transparência, clareza de ideias e propósitos. E, para evitar um rompimento total com a programação visual anterior, agregamos a curva, inspirada em uma bobina e extraída da letra U, fazendo referência direta ao produto final beneficiado. O resultado é uma comunicação com mais unidade, mais leve e mais inspiradora.
Nosso aço é você
Em decorrência do cenário descrito acima, uma campanha de motivação e melhoria do clima organizacional era mandatoriamente o próximo passo. Para reverter o cenário e engajar o público interno na recuperação da empresa, lançamos a campanha "Nosso Aço é Você". O conceito coloca as pessoas como o maior bem da Usiminas, seu maior patrimônio. Através dela, resgatamos a autoestima dos colaboradores, que foram transformados no centro das atenções. A campanha foi dividida em quatro atos, com objetivos e ações específicas para cada etapa. A campanha incluiu o lançamento de uma nova política de benefícios pelo RH da empresa. Também foi lançado um novo canal de comunicação proposto pela Reciclo, através do WhatsApp. O WhatsApp da Usiminas foi divulgado para todos os colaboradores, independentemente da unidade em que trabalhavam ou da hierarquia. Foi uma atitude corajosa da empresa, mas que visava a conversa direta e transparente com seus funcionários e objetivava a gestão da crise de maneira assertiva.
Orgulho de aço
A campanha "Orgulho de Aço", a primeira campanha direcionada ao mercado e a primeira campanha da Usiminas com veiculação 100% digital, foi desenvolvida com o objetivo de restaurar a percepção positiva em relação à empresa. Lançada em comemoração ao Dia Nacional do Aço, ela destacou o diferencial do aço Usiminas, que são as pessoas envolvidas na sua produção. As peças, produzidas para Google Display e Facebook, buscaram enaltecer a equipe multidisciplinar e de capacidade técnica reconhecida. Ela também reforçou a liderança da Usiminas no mercado de aços planos, que é um dos principais motivos de orgulho para seus colaboradores. O target bem definido destacou os setores de atuação dos clientes Usiminas, com ênfase na indústria automotiva e seriada. Os anúncios da campanha totalizaram 1.742.000 impressões na rede Display do Google, no período de um mês, com uma conversão de 5 mil cliques. A campanha no Facebook alcançou 38 mil pessoas, e os anúncios foram vistos 67 mil vezes. A pontuação de relevância foi 7, num total de 0 a 10, o que significa que o feedback foi positivo e significativo.
Lançamento do Twitter
Para melhorar o relacionamento da Usiminas com a imprensa, decidimos atuar em um ambiente onde a presença da imprensa é bastante marcante: o Twitter. Além disso, a rede mostrou-se ideal para a empresa expressar a sua voz, dando visibilidade e alcance às ações positivas que a Usiminas fazia e que não estavam sendo mostradas pela mídia. Lançamos o Twitter da Usiminas às vésperas da divulgação de resultados trimestrais. Pela primeira vez, em muitos anos, a empresa teve resultados positivos, e a expectativa era de que os números continuassem melhorando. Utilizamos o Twitter como plataforma de cobertura oficial da Divulgação de Resultados, tuitando ao vivo. Durante os meses subsequentes, realizamos uma campanha de aumento de base cujo objetivo era um aumento de 68% em 3 meses. Essa meta foi batida na metade do tempo, sendo que, ao final do período da campanha, o aumento chegou a 100%.
Novo posicionamento: Aço em dia com o futuro
"Aço em dia com o futuro". Esse é o novo posicionamento da Usiminas, desenvolvido pela Reciclo, que foi lançado em setembro de 2017 e permeia toda a comunicação da Usiminas.
Resultado
O resultado de todo o trabalho de mudança de percepção de imagem foi claramente percebido como positivo, com um índice apurado pela Usiminas de 92% de menções positivas na imprensa em 2017 e com a melhoria do clima organizacional de forma surpreendente. Os próprios funcionários apropriaram-se do slogan "Nosso Aço é Você", utilizando-o desde em suas assinaturas de e-mail até em documentos diversos, em que a aplicação não é permitida. O clima foi de otimismo, a comunicação chegou a todos os setores de todas as unidades da empresa, e as comunidades e o mercado recebiam informações claras e relevantes sobre o momento da empresa.
Commenti